sexta-feira, dezembro 31, 2004

Albuns da Nossa Vida



Felicidade (Quando o Telefone Toca) Vidisco, 1998

1.Felicidade (Quando O Telefone Toca)
2.Vem Bailar O Tic Tic
3.Quero Que Sejas Minha e De Mais Ninguem
4.Eu Sei Que Me Amas
5.O Melhor Que Há
6.Minha Vizinha (Deixa-Me a Bater Mal)
7.S. João É Folião
8.Só Quero O Teu Carinho
9.Tudo Farei Para Ter A Tua Paixão
10.Serás Sempre Minha
11.Vem Bailar O Tic Tic (Versão Dance)
12.Mix
Vem Bailar O Tic Tic
S. João É Folião
Só Quero O Teu Carinho
Minha Vizinha (Deixa-Me a Bater Mal)
O Melhor Que Há

Ao estrondoso exito da dobradinha «Rapaziada Vamos Dançar»/ «Pimba Pimba» (1994/1995) seguiram-se dois albums que desiludiram bastante a critica mundial. «Toma Toma Minha Linda» (1996) carregava sobre si o enorme peso de superar o seu antecessor, e não conseguiu sobreviver ás expectativas. Emanuel tentou então uma mudança de rumo e apresentou em «Vamos a Eles» (1997) o que viria a ser rotulado pela critica como "Pós-Pimba". Mas não convenceu. Vai dai, Emanuel entra num espiral depressivo que leva a uma tentativa de suicidio no inverno de 97, fechado na casa de banho de uns Tios durante um jantar familiar. Depois de 2 meses em coma, Emanuel acorda. Fecha-se na garagem dos sogros e compõe na sua totalidade o proximo album. «Felicidade (Quando o Telefone Toca)» apresenta um conjunto de temas fantastico, coeso, mostra ao mundo um Emanuel ainda criativo, ainda capaz de percorrer caminhos nunca antes desbravados. No meio de tanto génio destacam-se :

Felicidade (Quando o Telefone Toca) - O tema-titulo do album mostra-nos um Emanuel mais maduro, mais seguro de si, melodicamente irrepreensivel, impressionantemente romantico, numa homenagem sentida ao programa televisivo «Roda dos Milhões».

Quero Que Sejas Minha e De Mais Ninguem - A canção de amor possessivo que Sting falhou em Every Breath You Take, consegue-a aqui Emanuel, expondo os seus sentimentos como mais ninguem o sabe fazer.Ninguem.

Minha Vizinha (Deixa-me a Bater Mal) - "Américo", como lhe chamam carinhosamente os amigos, liberta aqui todos os seus fantasmas interiores, ao contar ao mundo a historia da vizinha septuagenária que o violava todas as segundas-feiras depois do lanche.

S. João É Folião foi o tema mais polémico do album, por recorrer a um imaginario em que São João frequentava bares de alterne e casas especiais para pessoas que tem fetiches com unhas dos pés.O vaticano nunca perdoou a Emanuel, e retirou-lhe a benção. Como acto de rebeldia, Emanuel bebe todos os dias ao acordar uma garrafa de meio litro de àgua benta.

De destacar ainda a faixa 12, um Mix de alguns dos temas mais dançáveis do album.

Rating : 9/10. Um clássico.